Último Mês de Inverno! Saiba como Escapar às Gripes!
Dias mais frios, acarretam utilização de roupa mais quente. No entanto, algumas pessoas temem a estação pois sofrem de alergias em pleno inverno. Assim, o ar seco e frio, que se propaga por todo o lado, é o grande inimigo das funções respiratórias, que necessitam de ar húmido e quente para funcionarem de forma mais eficaz. Com a incidência de dias frios, a maioria das pessoas passa por eles sem nenhum problema em adaptar-se a essa mudança no ar; porém, algumas pessoas sofrem mais, por já terem uma pré-disposição causada pela alergia.
Neste sentido, comecemos por nos questionar: O que são alergias? São uma resposta exagerada do organismo a um fator externo, com o qual entra em contacto e que, para a maioria das pessoas, é um elemento natural no dia-a-dia – no caso das pessoas serem alérgicas a um alimento, por exemplo. As alergias respiratórias são as mais comuns, uma vez que são desencadeadas pelo contacto com poeiras, pólen, bactérias e ácaros presentes no ar ou em roupas, tapetes e até peluches.
Assim, a Dona Rosa quer demonstrar três medidas a implementar para reduzir esse impacto.
- Evite o uso do ar condicionado: pode parecer algo óbvio não usar o ar condicionado no inverno, mas são várias as pessoas que gostam ou só conseguem adormecer com o aparelho ligado. Contudo, este sistema de funcionamento deixa o ar interno mais seco e, por consequente, contribui para a multiplicação dos microrganismos.
- Faça atividades física e alimente-se bem: apesar de, na sua maioria, as alergias serem doenças hereditárias, o sistema imunológico aprende a lidar com a doença e, quanto mais fortalecido ele estiver, melhores serão os resultados. O segredo é apostar na clássica e saudável dupla: alimentação equilibrada e exercício físico. Quanto à alimentação, reforce o consumo de verduras e frutas, para que o organismo tenha presente as vitaminas C d E, que atuam no aumento da imunidade.
- Lave com frequência a roupa que utiliza na sua cama: chegou a hora de dizer adeus aos bichinhos que ficam agarrados à sua cama. Lavar a roupa da cama é uma rotina essencial durante o ano inteiro, mas deve ser acentuada nos meses de inverno. Se costuma lavar de 15 em 15 dias no verão, no inverno é aconselhável colocar os lençóis e fronhas semanalmente a lavar. É, portanto, recomendado usar os serviços profissionais da Dona Rosa, que são especializados na higienização correta das roupas da cama e que conseguem, de forma rápida e eficiente, retirar manchas, que normalmente não consegue em casa.